Palestrantes
Confira quem já confirmou presença no Masterclass 2025
*Lista completa em breve!
Confira quem já confirmou presença no Masterclass 2025
*Lista completa em breve!
Doutora em Medicina pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Alexandrina Meleiro é médica psiquiatra reconhecida pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Atua como membro da Comissão de Emergências Psiquiátricas e coordena a Comissão de Saúde Mental do Médico, ambas da ABP. Integra também a Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS) e o Conselho Científico da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA).
Alvaro Estima é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande (RS) e atualmente atua como Professor Convidado no Curso de Pós-Graduação em Psiquiatria da PUC-RJ. Além disso, é Diretor Médico do Instituto Brasileiro do Cérebro, onde contribui com sua vasta experiência na área da psiquiatria e neurociências.
Amaury Cantilino é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e possui residência médica em Psiquiatria pelo Hospital das Clínicas da UFPE (HC-UFPE). Com certificação em Psicoterapia pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pela Associação Médica Brasileira (AMB), concluiu mestrado e doutorado em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento na UFPE. Foi Professor Adjunto e, posteriormente, Professor Associado no Centro de Ciências Médicas da UFPE, onde também lecionou na pós-graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento entre 2011 e 2021. Atuou como coordenador do Departamento de Psicoterapia da ABP (2000) e vice-coordenador da Comissão de Estudos em Saúde Mental da Mulher da ABP (2018-2022). Além disso, foi presidente da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria entre 2020 e 2022. Com mais de 100 artigos publicados em periódicos científicos e quatro livros editados, é reconhecido por sua contribuição significativa para a Psiquiatria e as ciências comportamentais.
Andrea Feijó é Professora Adjunta do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde também obteve seu mestrado e doutorado. Durante sua formação, realizou parte de seus estudos com Bolsa Sandwich na Brown University. Atualmente, é chefe do Serviço de Assistência e Pesquisa em Violência e Estresse Pós-Traumático (PROVE) da UNIFESP, onde contribui com sua expertise em áreas relacionadas à saúde mental e trauma.
Antônio Peregrino é Professor de Psiquiatria e Psicologia Médica na Universidade de Pernambuco e Doutor em Medicina Tropical, com ênfase em Imunologia em Psiquiatria, pela UFPE. Coordena o Ambulatório de Psiquiatria do Hospital Universitário Oswaldo Cruz e atua como preceptor da Residência Médica em Psiquiatria da Secretaria de Saúde de Pernambuco. É Presidente da Academia Pernambucana de Medicina, Sócio Titular do Instituto Pernambucano de História da Medicina e Membro Internacional da Associação Americana de Psiquiatria.
Elson Asevedo é o Diretor Técnico do CAISM (Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental da Universidade Federal de São Paulo). Psiquiatra de formação, ele coordena o ambulatório do CAISM, além de atuar como pesquisador no Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Asevedo também integra o Global Mental Health Program da Columbia University, em Nova York, contribuindo com seu conhecimento e experiência em saúde mental.
Fernando Fernandes é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com especialização em psiquiatria e mestrado em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria da USP. É médico no Instituto de Psiquiatria da USP e supervisor do grupo de Transtornos do Humor, onde coordena o programa de tratamento da depressão. Além disso, possui formação em terapia cognitivo-comportamental pelo Programa de Transtornos Ansiosos do Instituto de Psiquiatria da USP.
Marina Toscano de Oliveira é psiquiatra formada pelo Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, Campinas, e especializada em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente, é professora de Psiquiatria na Faculdade de Medicina de Catanduva e doutoranda em Biotecnologia pela UNIARA, com pesquisa voltada para a microbiota e suas relações com a saúde mental.
Mauricio Toledo é Psiquiatra formado pela UdelaR e Mestre em Farmacologia pela UAB. Atualmente, é Professor Associado na Faculdade de Medicina da Uclaeh, no Uruguai, e Coordenador do Centro de Ensino Associado de Psiquiatria do Casmu. Suas áreas de especialização incluem o uso racional de medicamentos, antipsicóticos, clozapina e tratamento da esquizofrenia resistente. Autor de diversas publicações científicas indexadas, foi recentemente premiado com o Prêmio Nacional de Medicina (2024) em reconhecimento à sua contribuição para o campo da psiquiatria.
Pedro Mario Pan é médico psiquiatra e orientador do programa de pós-graduação em Psiquiatria da UNIFESP. Foi o primeiro PhD formado pelo programa Tripartite em Psiquiatria do Desenvolvimento (UNIFESP/USP/UFRGS) e pesquisador no National Institute of Mental Health (NIMH, EUA). Co-investigador principal do estudo Brazilian High Risk Cohort Study (BHRC), lidera atualmente um projeto PIPE da FAPESP (2024) e é cofundador do Mindcheck, um check-up digital de saúde mental para jovens que integra conceitos de estadiamento transdiagnóstico e uso de wearables e smartphones para monitoramento.
Rodrigo Borghi é psiquiatra e palestrante com ampla experiência em saúde mental. Atua como docente no BIPP e como preceptor no ambulatório de pacientes ultraresistentes da Faculdade São Leopoldo Mandic. Além disso, é pesquisador e colaborador nos programas AMITI (Ambulatório Multidisciplinar de Tratamento de Infecções com Terapias Inovadoras) e AMJO (Ambulatório de Jovens com Transtornos Psiquiátricos) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Rodrigo Machado é coordenador do Grupo de Dependências Tecnológicas do Instituto de Psiquiatria da USP (IPq-HC-FMUSP) e psiquiatra supervisor e pesquisador do Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do mesmo instituto. Possui residência médica em Psiquiatria pela Santa Casa de São Paulo e título de especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). É membro titular da ABP e da International Society for the Study of Behavioral Addictions (ISSBA).
Tibor Perroco é médico graduado pela FMUSP, doutor em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria do IPq/HC-FMUSP e especialista em Psiquiatria e Psicogeriatria pela ABP/AMB. Atua como médico supervisor e pesquisador do Programa Terceira Idade (PROTER) e médico assistente do Centro de Referência em Distúrbios Cognitivos (CEREDIC), ambos no HC-FMUSP. Foi presidente da Associação Brasileira de Neuropsiquiatria Geriátrica (ABNPG).
Graccielle Rodrigues da Cunha Asevedo é Psiquiatra com especialização em Infância, Adolescência e Vida Adulta pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Doutora em Psiquiatria pela mesma instituição. Atualmente, é Vice-Coordenadora do TEAMM, um programa especializado no atendimento a transtornos do espectro autista, também vinculado à UNIFESP.
Pedro Lorencetti é médico psiquiatra, graduado pela Universidade Federal do Paraná (2016) e com residência em Psiquiatria pela Universidade Estadual de Campinas (2018–2021). É pesquisador do Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas (LiNC) desde 2021 e Coordenador Regional do Projeto PUMAS-Brasil desde 2022. Atua também como professor convidado na Pós-Graduação em Psiquiatria do Hospital Israelita Albert Einstein.
Daniela Bordini é médica, com residência em Psiquiatria e em Psiquiatria da Infância e Adolescência. É coordenadora do Ambulatório de Cognição Social Professor Marcos Tomanik Mercadante (TEAM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre e doutora pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia da UNIFESP.