Palestrantes
Confira quem já confirmou presença no Masterclass 2025
*Lista completa em breve!
Confira quem já confirmou presença no Masterclass 2025
*Lista completa em breve!
Alessandra Rascovski é médica endocrinologista formada pela UNISA, com residência em Clínica Médica e Endocrinologia pela FMUSP, onde também obteve o título de Doutora em Endocrinologia. Fundadora do ambulatório clínico de Obesidade Severa do HCFMUSP, é idealizadora do projeto social Cérebro em Ação, desenvolvido pelo Instituto Rascovski.
Doutora em Medicina pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Alexandrina Meleiro é médica psiquiatra reconhecida pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Atua como membro da Comissão de Emergências Psiquiátricas e coordena a Comissão de Saúde Mental do Médico, ambas da ABP. Integra também a Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS) e o Conselho Científico da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA).
Alvaro Estima é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande (RS) e atualmente atua como Professor Convidado no Curso de Pós-Graduação em Psiquiatria da PUC-RJ. Além disso, é Diretor Médico do Instituto Brasileiro do Cérebro, onde contribui com sua vasta experiência na área da psiquiatria e neurociências.
Amaury Cantilino é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e possui residência médica em Psiquiatria pelo Hospital das Clínicas da UFPE (HC-UFPE). Com certificação em Psicoterapia pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pela Associação Médica Brasileira (AMB), concluiu mestrado e doutorado em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento na UFPE. Foi Professor Adjunto e, posteriormente, Professor Associado no Centro de Ciências Médicas da UFPE, onde também lecionou na pós-graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento entre 2011 e 2021. Atuou como coordenador do Departamento de Psicoterapia da ABP (2000) e vice-coordenador da Comissão de Estudos em Saúde Mental da Mulher da ABP (2018-2022). Além disso, foi presidente da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria entre 2020 e 2022. Com mais de 100 artigos publicados em periódicos científicos e quatro livros editados, é reconhecido por sua contribuição significativa para a Psiquiatria e as ciências comportamentais.
Andrea Feijó é Professora Adjunta do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde também obteve seu mestrado e doutorado. Durante sua formação, realizou parte de seus estudos com Bolsa Sandwich na Brown University. Atualmente, é chefe do Serviço de Assistência e Pesquisa em Violência e Estresse Pós-Traumático (PROVE) da UNIFESP, onde contribui com sua expertise em áreas relacionadas à saúde mental e trauma.
Angélica de Medeiros Claudino é Doutora em Ciências pela UNIFESP, com pós-doutorado em Transtornos Alimentares pelo Instituto de Psiquiatria do King’s College, Reino Unido. Professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria da UNIFESP, é fundadora e ex-coordenadora do PROATA, o Programa de Atenção aos Transtornos Alimentares do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP.
Antônio Peregrino é Professor de Psiquiatria e Psicologia Médica na Universidade de Pernambuco e Doutor em Medicina Tropical, com ênfase em Imunologia em Psiquiatria, pela UFPE. Coordena o Ambulatório de Psiquiatria do Hospital Universitário Oswaldo Cruz e atua como preceptor da Residência Médica em Psiquiatria da Secretaria de Saúde de Pernambuco. É Presidente da Academia Pernambucana de Medicina, Sócio Titular do Instituto Pernambucano de História da Medicina e Membro Internacional da Associação Americana de Psiquiatria.
Dr. Appolinario é Professor do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e concluiu sua Residência em Psiquiatria Geral no Instituto de Psiquiatria da mesma universidade. Concluiu seu mestrado e doutorado em Ciências da Saúde no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os interesses de pesquisa do Dr. Appolinario incluem as áreas de transtornos alimentares, obesidade e depressão, com particular foco em pesquisa clínica, epidemiologia e tratamento de transtornos da alimentação e peso. Dr. Appolinario faz parte de vários conselhos editoriais de periódicos de prestígio como Eating and Weight Disorders; Journal of Eating Disorders, “Brazilian Journal of Psychiatry. É revisor de inúmeras revistas científicas nacionais e internacionais. Publicou em periódicos revisados por pares cerca de 100 artigos; e contribuiu para vários capítulos de livros. Criou e lidera o Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares (GOTA) na Universidade Federal do Rio de Janeiro desde sua criação, em 1992. Além disso, desde 2015, o Dr. Appolinario criou em conjunto com o Ambulatório de Depressão Resistente ao Tratamento (DERETRAT), unidade dedicada à pesquisa e tratamento de pacientes com essa condição.
Arthur H. Danila é médico psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência em Psiquiatria pela mesma instituição. Possui certificação em Medicina do Estilo de Vida pelo CBMEV/IBLM e coordena o Programa de Mudança de Hábito e Estilo de Vida (PROMEV) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. Atua também como Co-CEO da Alyvia e Chief Medical Officer (CMO) do MyDose.
Ary Gadelha é professor de psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP). Pesquisador nas áreas de esquizofrenia e neurociências, coordena o Programa de Esquizofrenia (PROESQ) da EPM/UNIFESP e o PUMAS, projeto dedicado à pesquisa genética da esquizofrenia e do transtorno bipolar.
Antonia Tonus é médica psiquiatra e diretora do Serviço de Psiquiatria do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE-SP). Coordena a Disciplina de Psicopatologia Fenomenológica da Residência Médica em Psiquiatria do HSPE-SP. É membro fundadora da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenomenológica e Existencial (SBPFE) e professora do Instituto Dasein de Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica, além da pós-graduação em Psicopatologia Fenomenológica da Santa Casa de São Paulo.
Ayal Schaffer é chefe do Programa de Transtornos do Humor e Ansiedade e vice-chefe de Psiquiatria no Sunnybrook Health Sciences Centre, em Toronto. Professor associado do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Toronto, é vice-presidente de Educação da Sociedade Internacional de Transtornos Bipolares e membro do conselho da Rede Canadense de Tratamentos para Transtornos do Humor e Ansiedade (CANMAT). Seus interesses de pesquisa incluem o tratamento do transtorno bipolar e da depressão resistente, tendo coliderado o Grupo de Trabalho CANMAT sobre Comorbidades em Transtornos do Humor.
Bruno Soleman é médico psiquiatra formado pela FAMERP, onde também realizou fellowship em Psicoterapia. Atua como Preceptor nos ambulatórios de Transtorno de Personalidade Borderline, Comorbidades Psiquiátricas em Epilepsia, Escetamina e na Interconsulta Psiquiátrica da FAMERP. Integra o RevisaBIPP desde 2022, sendo atualmente docente e Coordenador Assistente.
Carmita H. N. Abdo é psiquiatra e professora do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). É Coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP e foi Presidente da Associação Brasileira de Estudos em Medicina e Saúde Sexual (ABEMSS) no triênio 2020–2022 e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) no triênio 2017–2019.
Cícero Kobayashi é médico psiquiatra, com graduação, residência em Psiquiatria e residência em Psicoterapia pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenador do Ambulatório de Transtornos da Personalidade (AMBORDER/UNIFESP) desde 2007, ao lado de Kalil Abdala, tem formação em Psicanálise pelo SEDES Sapientiae. Foi responsável pela implantação do serviço de Psicoterapia da Residência de Franco da Rocha (2016–2019) e participou da Master Class 2024 sobre o Guideline de Transtorno de Personalidade Borderline.
Cintia Périco é médica psiquiatra, com graduação pela Faculdade de Medicina do ABC, residência em Psiquiatria pela Santa Casa de São Paulo e doutorado pela Faculdade de Medicina da USP, com títulos reconhecidos pela Universidade Nova de Lisboa. Professora das disciplinas de Psiquiatria e Psicologia Médica na Faculdade de Medicina do ABC, foi coordenadora de Saúde Mental do município de São Bernardo do Campo entre 2017 e 2021. Integra a Comissão de Emergências Psiquiátricas da ABP e é proprietária da Facili Pesquisa Clínica, onde atua como pesquisadora principal em estudos clínicos.
Christoph Correll é Professor de Psiquiatria e Medicina Molecular na Zucker School of Medicine at Hofstra/Northwell, em Hempstead, Nova York, EUA. Além disso, é Professor no Center for Psychiatric Neuroscience, no Feinstein Institute for Medical Research, em Manhasset, Nova York, EUA.
Cristiano Noto é médico psiquiatra, com Mestrado (MSc), Doutorado (PhD) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É Professor Adjunto do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, membro do Comitê Gestor do Programa de Esquizofrenia (PROESQ) e coordenador do Grupo de Atenção às Psicoses Iniciais (GAPi). Atua como orientador no Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica da UNIFESP.
Daniel Martinez é médico psiquiatra, graduado e com Residência Médica em Psiquiatria pela USP. É International Fellow da American Psychiatric Association e Certified Lifestyle Medicine Physician pelo International Board of Lifestyle Medicine. Possui MBA Executivo em Gestão de Saúde pela FGV. Fundador do projeto “Médicos na Cozinha”, é autor dos livros Medicina do Estilo de Vida, Médicos na Cozinha e Construindo caminhos para o emagrecimento saudável. Membro da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica) e da Academy for Eating Disorders.
Daniela Bordini é médica, com residência em Psiquiatria e em Psiquiatria da Infância e Adolescência. É coordenadora do Ambulatório de Cognição Social Professor Marcos Tomanik Mercadante (TEAM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre e doutora pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia da UNIFESP.
Daniella Romanholi é médica, com graduação pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Realizou residência médica em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e em Endocrinologia e Metabologia pela Santa Casa de São Paulo. É doutora em Endocrinologia pela FMUSP.
Djacir Figueiredo é psiquiatra, preceptor da residência médica em Psicoterapia da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP. Atua como supervisor e pesquisador do Ambulatório dos Transtornos de Personalidade (AMBORDER/UNIFESP) e é coordenador do Núcleo de Desatenção e Impulsividade do Hospital Sírio-Libanês, onde também integra o corpo clínico. Possui formação em Psicoterapia Focada na Transferência pela Columbia University, em Nova Iorque.
Dirceu Zorzetto Filho é médico psiquiatra, graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com mestrado em Ciências Médicas pela UNICAMP e doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria da UNIFESP. Foi professor do Departamento de Medicina Forense e Psiquiatria da UFPR, onde atuou até 2019.
Eduardo Trachtenberg é médico psiquiatra, coordenador do BIPP Fellows e professor de Psicofarmacologia em programas de residência médica e cursos de Psiquiatria em instituições como o Hospital São Pedro, Fundação Mario Martins, Hospital Bruno Born (Lajeado) e Hospital Vila Nova. É também professor convidado da Associação de Psiquiatria de Santa Cruz de La Sierra.
Elson Asevedo é o Diretor Técnico do CAISM (Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental da Universidade Federal de São Paulo). Psiquiatra de formação, ele coordena o ambulatório do CAISM, além de atuar como pesquisador no Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Asevedo também integra o Global Mental Health Program da Columbia University, em Nova York, contribuindo com seu conhecimento e experiência em saúde mental.
Euripedes Constantino é psiquiatra, professor titular e chefe do Departamento de Psiquiatria da FMUSP e professor associado adjunto da Yale Medical School. Lidera o Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), com foco em neurociência populacional, saúde mental digital e implementação de políticas públicas. Foi editor da Revista Brasileira de Psiquiatria, publicou mais de 480 artigos, com mais de 22 mil citações (h = 80), e orientou mais de 60 alunos.
Fabiana Nery é médica, certificada em Psiquiatria Forense pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Mestre em Neurociências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde cursa doutorado, é professora adjunta do Departamento de Neurociências e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFBA e professora convidada do curso de pós-graduação em Psiquiatria Forense da USP. Pesquisadora do Centro de Estudos dos Transtornos de Humor e Ansiedade (CETHA-UFBA) e coordenadora do Centro de Estudos da Clínica Holiste.
Fabio Gomes é médico psiquiatra pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Farmacologia pela UFC e doutorado em Psiquiatria pela Universidade de Edimburgo. Professor Titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFC, coordena programas como o PRAVIDA (prevenção do suicídio), CETRATA (transtornos alimentares e obesidade), ArtES (Artes em Esquizofrenia) e a Liga Acadêmica de Psiquiatria da FAMED/UFC. Fundador de diversas iniciativas de extensão em saúde mental e presidente da Associação de Psiquiatria do Estado do Ceará (APEC) no triênio 2020–2023.
Fabio Porto é médico formado pela Universidade Estadual de Londrina (2005). Completou sua residência em neurologia na Universidade Federal Fluminense (2006-2009) e se especializou em Neurologia Cognitiva e do Comportamento pela Universidade de São Paulo (2009-2010). Entre 2014 e 2015, realizou estágio no Center for Brain/Mind Medicine, Cognitive and Behavioral Neurology Department, Brigham and Women’s Hospital, Harvard University. Em 2017, obteve seu doutorado em Neurologia pela Universidade de São Paulo. Além disso, é colaborador voluntário do Instituto de Psiquiatria, participando do PROTER – Programa Terceira Idade e do LIM/21 – Laboratório de Neuroimagem em Psiquiatria. Atualmente, é presidente da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), regional São Paulo, para o triênio de 2024 a 2027.
Fabrícia Signorelli é médica psiquiatra, mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua no Ambulatório de TDAH no adulto e no Programa de Atenção à Primeira Infância (PAPI) da UNIFESP. É docente e membro do board científico do Brazilian Institute of Practical Pharmacology (BIPP), além de psiquiatra credenciada pela Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA). Integra também associações internacionais como a AACAP e a IACAPAP.
Felix Kessler é médico psiquiatra, com mestrado e doutorado em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde atua como professor adjunto do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal e membro permanente da pós-graduação na área. Chefe do Serviço de Psiquiatria de Adições e Forense do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), possui mais de 150 publicações científicas sobre psiquiatria e dependência química. Foi presidente do Centro de Estudos Luís Guedes (CELG).
Fernando Fernandes é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com especialização em psiquiatria e mestrado em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria da USP. É médico no Instituto de Psiquiatria da USP e supervisor do grupo de Transtornos do Humor, onde coordena o programa de tratamento da depressão. Além disso, possui formação em terapia cognitivo-comportamental pelo Programa de Transtornos Ansiosos do Instituto de Psiquiatria da USP.
Fernando Stelzer é médico neurologista e especialista em Medicina do Sono, com doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Atualmente, é médico assistente no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP.
Graccielle Rodrigues da Cunha Asevedo é Psiquiatra com especialização em Infância, Adolescência e Vida Adulta pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Doutora em Psiquiatria pela mesma instituição. Atualmente, é Vice-Coordenadora do TEAMM, um programa especializado no atendimento a transtornos do espectro autista, também vinculado à UNIFESP.
Guilherme Kenzzo é médico psiquiatra e psicogeriatra pela Faculdade de Medicina da USP. Atua como médico assistente no Hospital das Clínicas da USP-SP, integrando o PROTER (Programa Terceira Idade), o Serviço de Interconsultas e a Complementação Especializada em Psiquiatria Geriátrica voltada a médicos geriatras.
Gustavo Rachid é médico psiquiatra, com residência pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE/IAMSPE). Doutorando em Psiquiatria e pesquisador no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq-HCFMUSP), atua como psiquiatra colaborador nos ambulatórios de Psicogeriatria (PROTER) do IPq, dor e neurocirurgia funcional do HSPE e no ambulatório didático de psiquiatria do HSPE. É professor da pós-graduação em Psicofarmacologia Avançada e Farmacogenética pela Inspirali/BIPP.
Henrique Ballalai é Professor Livre-Docente de Neurologia da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP e Chefe do Setor de Transtornos do Movimento da Disciplina de Neurologia da mesma instituição. É Membro da International Society of Parkinson’s Disease and Movement Disorders e Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia.
Izio Klein é médico psiquiatra reconhecido pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP/AMB), com atuação nas áreas de neuromodulação e psiquiatria intervencionista. É psiquiatra e pesquisador nos Serviços Interdisciplinares de Neuromodulação e de Cetamina do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq-HCFMUSP), onde também é preceptor do Fellowship e do Curso de Especialização em Psiquiatria Intervencionista. Integra o corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e atua como chefe do Departamento de Neuromodulação da Clínica Soul, no Rio de Janeiro.
José Luiz Pedroso é Professor Afiliado do Departamento de Neurologia da Escola Paulista de Medicina – Unifesp, onde também atua como Médico Assistente, Pesquisador e Vice-Coordenador do setor de Neurologia Geral e Ataxias. É Professor Orientador do Programa de Pós-Graduação em Neurologia/Neurociências da mesma instituição.
Juliana Plens é médica psiquiatra, com graduação em Medicina e residência em Psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM), onde também realiza doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica. Possui graduação prévia em Odontologia pela Universidade de São Paulo. Atua em consultório particular com foco em Medicina do Estilo de Vida, Saúde Mental da Mulher e Psico-Oncologia
Kalil Duailibi é professor de Psiquiatria da Universidade de Santo Amaro (UNISA) e atua como Presidente do Departamento Científico de Psiquiatria da Associação Paulista de Medicina (APM). Desenvolve atividades voltadas ao ensino, à prática clínica e à promoção científica da saúde mental.
Luisa Sugaya é médica psiquiatra da infância e adolescência, Doutora em Ciências pelo Programa Especial de Cooperação Tripartite em Psiquiatria Translacional do Desenvolvimento (USP/UNIFESP/UFRGS) e Pós-doutoranda pela Faculdade de Medicina da USP. Coordena o programa de residência médica em Psiquiatria da Infância e Adolescência da FMUSP.
Luiz Gaiotto é médico psiquiatra formado pela Santa Casa de São Paulo, coautor dos guidelines brasileiros para o tratamento do Transtorno de Ansiedade Social e da Ansiedade Generalizada. É um dos coordenadores do Grupo de Referência em Transtornos de Ansiedade e Humor (GRETAH) da FCMSCSP. Atua como revisor científico nas revistas Frontiers in Immunology e Biomedical Signal Processing and Control. Atualmente, pesquisa a interface entre marcadores fisiológicos e patologias psiquiátricas com o uso de Inteligência Artificial (IA), coordenando o curso prático de IA da MED.IQ e o módulo de Análise de Dados Fisiológicos com IA no MBA de IA na Saúde da TribeMD.
Marcio Zanini é médico psiquiatra com certificação em Medicina do Sono pela ABP/AMB. Mestre em Psiquiatria e Psicologia Médica pela UNIFESP. Vice-Coordenador do Departamento de Medicina do Sono da ABP. Professor de Psicofarmacologia e Preceptor da Residência Médica em Psiquiatria do IAMSPE. Professor do Instituto do Sono de São Paulo.
Marcos Gebara é Presidente da Associação de Psiquiatria do Estado do Rio de Janeiro (APERJ), Coordenador da Câmara Técnica de Psiquiatria do CREMERJ e Professor Convidado da Pós-Graduação em Psiquiatria da PUC-RJ. Atua nas áreas clínica e forense, é psicanalista e especialista em Bioética.
Mariana Maciel é médica, graduada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde realizou residências em Clínica Médica, Psiquiatria e Psicoterapia. Mestre acadêmica pelo Instituto PROVE – UNIFESP, especializou-se em Psicoterapia Psicodinâmica dos Transtornos da Personalidade, Terapia Baseada na Mentalização (Anna Freud Centre) e Terapia Interpessoal (C-TIP/PROVE-UNIFESP). Integra a Sociedade Internacional de Terapia Interpessoal e faz parte do corpo clínico do Instituto PROVE desde 2009. Atualmente, é pesquisadora de projeto temático sobre transtorno de estresse pós-traumático e neuroprogressão financiado pela FAPESP.
Marina Toscano de Oliveira é psiquiatra formada pelo Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, Campinas, e especializada em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente, é professora de Psiquiatria na Faculdade de Medicina de Catanduva e doutoranda em Biotecnologia pela UNIARA, com pesquisa voltada para a microbiota e suas relações com a saúde mental.
Marise Lima Carvalho é médica endocrinologista, professora e pesquisadora dos cursos de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Doutora e mestre em Medicina pela UFPE, possui residência em Clínica Médica pela UFPB e em Endocrinologia pela UFPE. É pesquisadora do grupo de cefaleias e distúrbios endócrinos do Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria da UFPE e professora orientadora da Liga Acadêmica de Síndrome Metabólica de Pernambuco. Especialista em bombas de insulina, atua com foco em endocrinologia clínica e pesquisa acadêmica.
Matheus Cheibub é médico psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina do ABC, com especialização em Dependência Química pelo GREA/IPq-FMUSP. Atua no Núcleo de Álcool e Drogas do Hospital Sírio-Libanês e como psiquiatra assistente no Ambulatório de Álcool do Instituto Perdizes da FMUSP.
Mauricio Toledo é Psiquiatra formado pela UdelaR e Mestre em Farmacologia pela UAB. Atualmente, é Professor Associado na Faculdade de Medicina da Uclaeh, no Uruguai, e Coordenador do Centro de Ensino Associado de Psiquiatria do Casmu. Suas áreas de especialização incluem o uso racional de medicamentos, antipsicóticos, clozapina e tratamento da esquizofrenia resistente. Autor de diversas publicações científicas indexadas, foi recentemente premiado com o Prêmio Nacional de Medicina (2024) em reconhecimento à sua contribuição para o campo da psiquiatria.
Michel Haddad é médico psiquiatra, especialista pela AMB/ABP e mestre pelo Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. É preceptor no programa de Residência Médica em Psiquiatria do HSPE/IAMSPE e presidente do GEPHSPE, promovendo o avanço da psiquiatria no Brasil. Diretor e cofundador do Instituto Brasileiro de Farmacologia Prática (BIPP), atua também em pesquisas na área de epidemiologia e tratamento dos transtornos mentais.
Pedro Barros é doutor em Cardiologia e pós-doutor em Medicina Translacional pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atua como médico pesquisador no Instituto de Pesquisa do Hospital do Coração e no Instituto Brasileiro de Pesquisa Clínica (BCRI). É diretor médico do grupo Med.IQ, diretor da Sociedade Brasileira de Clínica Médica e coordenador do Conselho de Normatização das Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Professor titular do Centro Universitário São Camilo e professor colaborador da UNIFESP, é Fellow do American College of Physicians, American College of Cardiology e European Society of Cardiology. Integra também o comitê executivo do Global Heart Attack Treatment Initiative (GHATI) do American College of Cardiology.
Pedro Lorencetti é médico psiquiatra, graduado pela Universidade Federal do Paraná (2016) e com residência em Psiquiatria pela Universidade Estadual de Campinas (2018–2021). É pesquisador do Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas (LiNC) desde 2021 e Coordenador Regional do Projeto PUMAS-Brasil desde 2022. Atua também como professor convidado na Pós-Graduação em Psiquiatria do Hospital Israelita Albert Einstein.
Remo Holanda é médico cardiologista, com doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pela Harvard Medical School. É diretor de Pesquisa do Brazilian Clinical Research Institute, professor colaborador da Faculdade de Medicina da USP e professor da Pós-Graduação do Hospital Sírio-Libanês.
Rodrigo Borghi é psiquiatra e palestrante com ampla experiência em saúde mental. Atua como docente no BIPP e como preceptor no ambulatório de pacientes ultraresistentes da Faculdade São Leopoldo Mandic. Além disso, é pesquisador e colaborador nos programas AMITI (Ambulatório Multidisciplinar de Tratamento de Infecções com Terapias Inovadoras) e AMJO (Ambulatório de Jovens com Transtornos Psiquiátricos) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Rodrigo Delfino é coordenador de Pesquisa do Programa de Transtornos Afetivos (PRODAF) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atua como consultor especialista em Transtorno Bipolar na elaboração de documentos técnicos para o SUS pelo NATS/UNIFESP. É também membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA).
Rodrigo Machado é coordenador do Grupo de Dependências Tecnológicas do Instituto de Psiquiatria da USP (IPq-HC-FMUSP) e psiquiatra supervisor e pesquisador do Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) do mesmo instituto. Possui residência médica em Psiquiatria pela Santa Casa de São Paulo e título de especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). É membro titular da ABP e da International Society for the Study of Behavioral Addictions (ISSBA).
Roseli Shavit é médica assistente e professora colaboradora no Instituto e Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Atua como vice-coordenadora do Programa de Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo (PROTOC) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP (IPq-HC-FMUSP).
Raffael Massuda é médico psiquiatra, doutor em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Psiquiatria e Medicina Forense da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e docente no Programa de Pós-Graduação em Medicina Interna e Ciências da Saúde. Coordena o Programa de Atenção ao Paciente com Transtorno Psicótico do Hospital de Clínicas do Paraná.
Sagar Parikh é Professor John F. Greden de Depressão e Neurociência Clínica e Professor de Psiquiatria na Universidade de Michigan, em Ann Arbor. Foi anteriormente Professor Adjunto de Psiquiatria na Universidade de Toronto, onde também atuou como Chefe de Psiquiatria Geral e Diretor de Educação Continuada em Saúde Mental. Autor e editor de dois livros e mais de 150 publicações, é coautor das diretrizes CANMAT para Depressão e Transtorno Bipolar — as mais citadas no mundo sobre transtornos do humor. Atualmente, é Presidente de Educação da CANMAT e já recebeu diversos prêmios por sua contribuição em pesquisa, ensino e serviços prestados.
Sérgio Nolasco é médico com especialização em Psiquiatria e Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Mestre em Saúde da Infância e Adolescência pela mesma instituição, possui ampla experiência na área. Foi Médico Colaborador do Disapre Unicamp e atuou como Ex-presidente da ABENEPI Nacional.
Táki Cordás é coordenador da equipe multidisciplinar do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPQ-HCFMUSP) e supervisor científico do Programa de Transtornos Alimentares (AMBULIM) da mesma instituição. É professor nos Programas de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento do Instituto de Psicologia da USP e em Fisiopatologia Experimental da FMUSP.
Tânia Alves é médica psiquiatra, doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e professora colaboradora do Departamento de Psiquiatria da FMUSP. É diretora do Corpo Clínico do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP (IPq-HCFMUSP) e coordenadora do Departamento de Psicogeriatria da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Tatiane Fujii é mestre e doutora pela Universidade de São Paulo (USP), com formação sólida e multidisciplinar em saúde. Possui MBA em Gestão Empresarial e em Gestão de Negócios pela FGV, além de pós-graduações em Nutrigenômica e Nutrigenética na Prática Clínica, Fisiologia do Exercício e Fitoterapia Funcional. Atualmente, é acadêmica de Medicina na UNINOVE.
Teng Chei Tung é doutor em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Professor Colaborador da FMUSP e Médico Supervisor no Hospital das Clínicas da FMUSP. Coordena os Serviços Ambulatoriais de Interconsultas do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP. Fundador da Comissão de Emergências Psiquiátricas da ABP e ex-Presidente da Comissão Científica da ABRATA – Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos.
Tibor Perroco é médico graduado pela FMUSP, doutor em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria do IPq/HC-FMUSP e especialista em Psiquiatria e Psicogeriatria pela ABP/AMB. Atua como médico supervisor e pesquisador do Programa Terceira Idade (PROTER) e médico assistente do Centro de Referência em Distúrbios Cognitivos (CEREDIC), ambos no HC-FMUSP. Foi presidente da Associação Brasileira de Neuropsiquiatria Geriátrica (ABNPG).
Valentim Gentil Filho é Professor Emérito da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Médico pela FMUSP, com Residência em Psiquiatria pelo IPq-HC-FMUSP, Doutorado (Ph.D.) pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres e Livre-Docência em Psiquiatria pela FMUSP. Foi Professor Associado do Departamento de Farmacologia do ICB-USP, Professor Titular e Chefe do Departamento de Psiquiatria da FMUSP, além de Presidente do Conselho Diretor do IPq-HC-FMUSP.
Se você já se inscreveu na 7ª Masterclass em Psiquiatria, baixe o aplicativo oficial do evento para acessar sua credencial digital com QR Code, necessária para entrada no dia.